topo_sjc.jpg

Curso de Gestão Penitenciária forma 50 agentes

A secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca, e os diretores do Departamento de Administração Prisional (Deap), Leandro Antônio Soares Lima, e da Academia de Justiça e Cidadania (Acadejuc), Rodrigo Schneider, participaram nesta sexta-feira, 8, às 19h, da cerimônia de formatura dos primeiros 50 agentes com especialização em Gestão Penitenciária.

“É uma grande conquista, é a primeira vez que temos uma turma de agentes com especialização em gestão penitenciária, certamente que estes formandos terão um diferencial e isto é resultado de um investimento a médio e longo prazo em treinamento e capacitação, que é certamente uma das prioridades da secretaria da Justiça e Cidadania”, destaca a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca.

formatura_gepen1.jpg

O curso de pós-graduação foi concentrado em quatro meses e é a primeira especialização na área em Santa Catarina. “Esses 50 agentes, que atuam  nas  unidades prisionais de todo o Estado, terão uma nova visão da administração pública e o mais importante é que poderão aplicar os conhecimentos teóricos nas ações práticas do dia a dia da gestão prisional”, sublinha o diretor da Acadejuc, Rodrigo Schneider.

Para o diretor do Deap a formatura dos agentes pode ser considerada um momento histórico no sistema penitenciário.  “A formação educacional associada à prática profissional constituem-se em uma ferramenta transformadora do ambiente prisional”, explica Leandro Lima que é formado em Pedagogia e sempre aliou o conhecimento teórico à prática.

formatura_gepen2.jpg

Ele lembra ainda que o sistema penitenciário investe constantemente em aperfeiçoamento do quadro de pessoal.  “Mais de 1.000 agentes penitenciários receberam cursos de capacitação na Academia de Justiça e Cidadania somente no ano de 2012”, complementa.

O curso de especialização foi promovido pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, por meio da Acadejuc, em parceria com professores mestres e doutores da Unidavi (Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí) e com recursos captados junto ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

A cerimônia foi  realizada no Centro Executivo 1º de Maio, em Barreiros, em São José, e ainda contou com a presença do reitor da Unidavi, Célio Simão Martignago, o pró-reitor, Charles Roberto Hasse, e demais autoridades.

Além da secretária Ada De Luca, do diretor do Deap, Leandro Lima, e do diretor da Acadejuc, Rodrigo Schneider, durante a solenidade ainda foram homenageados com a entrega de uma placa, pela autoria deste projeto o agente penitenciário Rodrigo Hammerschmidt e a psicóloga da polícia civil Maria Helena Hoffmannn.